INFRAESTRUTURA

Coronel Fabriciano é uma cidade do Leste Mineiro com cerca de 110 mil habitantes e forte vocação para o comércio e serviços. Considerado o “berço do Vale do Aço”, Coronel Fabriciano se desenvolveu às margens de Ipatinga e Timóteo, que abrigam respectivamente duas grandes siderúrgicas, Usiminas e Aperam.

Fruto de uma gestão moderna e eficiente, a cidade ganhou mais notoriedade ao voltar a atrair empresas, realizar grandes obras públicas e de infraestrutura e diminuir a taxa de desemprego. Nos últimos quatro anos, a atual administração municipal elevou o orçamento executável de R$ 167 milhões para R$ 283 milhões.

Com isso, Coronel Fabriciano passou a figurar como a 3ª economia da Região Metropolitana do Vale do Aço. Em 2019, o município também foi pioneiro no Estado a receber o projeto Agenda Estratégica 2030, que apontou novas vocações e diretrizes para o desenvolvimento estratégico sustentável da cidade nos próximos 10 anos. O projeto é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o poder público, setor produtivo e sociedade civil organizada.

A Agenda 2030 está alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e parte das ações já está execução. Confira a infraestrutura e alguns serviços oferecidos e venha investir Coronel Fabriciano:

Rede Municipal

Coronel Fabriciano conta com completa rede municipal de saúde estruturada 100% SUS para atender todos os níveis de complexidade – dá atenção básica à urgência e emergência.

São 15 Unidades Básicas de Saúde, distribuídas em todos os setores da cidade; 1 Centro de Especialidades Médicas (CEPS); rede de urgência e emergência adulto e pediátrica integrada com Hospital Dr. José Maria Morais, UPA 24h e Samu Regional. Também realiza programas focados na prevenção de doenças e proteção da saúde, como o Mexa-se, hoje com mais de 2 mil usuários participantes.

O Centro Covid-19, criado logo no início da pandemia para atender exclusivamente pacientes com sintomas da doença.

A Superintendência Regional de Saúde (SRS-MG), importante órgão da Secretaria de Estado de Saúde com abrangência de 38 municípios e cerca de 750 mil habitantes, também está instalada no município.

Rede Privada

Coronel Fabriciano conta ainda com ampla rede de saúde privada e conveniada, e é sede do Hospital Metropolitano Unimed Vale do Aço.

Educação

A rede municipal de Educação é referência regional, dado os investimentos e ações para modernização do ensino realizadas pela atual administração a partir de 2017.

A rede municipal conta 24 unidades escolares, sendo 15 escolas com Ensino Fundamental (1º ao 9º ano) e 9 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIs); a primeira Biblioteca Pública Municipal do Vale do Aço e Museu.

Considerando as escolas estaduais e particulares o município possui: 31 escolas de Educação Infantil e Maternal; 39 escolas de Ensino Fundamental (1º ao 9º ano); 11 escolas de Ensino Médio e 3 unidades de Ensino Técnico.

A Superintendência Regional de Ensino também está instalada no município.,

Ensino Técnico e Superior

Coronel Fabriciano abriga uma das mais importantes instituições de ensino superior do interior do Estado: o Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais (Unileste), com 52 anos de tradição na oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão tanto na modalidade presencial quanto à distância.

Também possuem polo na cidade, Faculminas e Única/Prominas.

A Região Metropolitana do Vale do Aço conta ainda com várias faculdades privadas, abrangendo diversos cursos como Medicina, Engenharias, Direito entre outros. Dentre as instituições sediadas na região estão Pitágoras, Fadipa e Univaço.

Também presentes na região, destacam-se: Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET MG); Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) e Sistema S (SENAC, SESI, SENAI, SENAR e SEST).

O Senac Vale do Aço está sediado na cidade desde 1994, destacando-se na oferta de cursos técnicos e profissionalizantes.

Assistência Social

Coronel Fabriciano conta ainda com rede completa de Assistência Social.

São 4 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS); 1 Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS); Instituição de Longa Permanência para Idosos (Lar dos Idosos); Instituição de Longa Permanência para Crianças e Adolescentes (Lar dos Meninos) e ainda 1 Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro POP) além da Cozinha Comunitária

Limpeza Urbana

O município é atendido por serviços urbanos tais como rede elétrica, água, coleta de esgoto sanitário, telecomunicações e serviços de coleta de lixo, varrição e capina.

Iluminação de LED

Com os investimentos realizados pela atual administração, mais de 80% da iluminação pública da cidade já foi substituída pelas luminárias de LED, trazendo segurança para população e economia aos cofres municipais.

Coronel Fabriciano conta com destacamento de todos os órgãos de segurança pública: 58° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (Belvedere), 8ª Delegacia de Polícia Civil de Coronel Fabriciano (Caladinho) e 5º Pelotão de Bombeiros do Polícia Militar de Minas Gerais (Giovaninni).

SIGA NAS REDES SOCIAIS